INVESTIGANDO O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE PRIVADA

  • Sílvio Ribeiro DA SILVA/Sebastião Carlúcio ALVES-FILHO
Palavras-chave: Análise linguística, Ensino/aprendizagem, Apostilado

Resumo

Este texto apresenta os resultados de um estudo que visou investigar a abordagem que o apostilado do Sistema Positivo de ensino faz acerca da análise linguística. Os dados indicam que o apostilado apresenta um apego excessivo à tradição normativa. Além disso, a sistematização dos conhecimentos linguísticos proposta por ele não permite que se construa uma reflexão sobre a natureza e o funcionamento da linguagem e, em especial, sobre a língua portuguesa.

Biografia do Autor

Sílvio Ribeiro DA SILVA/Sebastião Carlúcio ALVES-FILHO

Doutor em Linguística Aplicada. Professor Adjunto I. Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí (UFG-CAJ). Jataí – GO – Brasil. E-mail shivonda@gmail.com.

 Mestrando em Estudos da Linguagem. Universidade Federal de Uberlândia (UFU/ILEEL). Jataí – GO – Brasil. E-mail cbastian2@gmail.com.

Seção
Artigos