O ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS

  • Rosângela Maria Bessa VIDAL/Mizilene Kelly de Souza BEZERRA
Palavras-chave: Ensino, Gramática, Discurso, Formação de professor, Proposta Curricular, Funcionalismo

Resumo

Neste trabalho, analisamos o ensino de gramática na escola, tendo como base as questões que contribuem para a formação do professor. Utilizando-nos dos princípios teóricos formulados por Perini, Travaglia, Vidal, Furtado da Cunha, dentre outros, analisamos a Proposta Curricular para o Ensino Médio e o Programa Geral de Disciplina (PGD) de graduação de Letras/CAMEAM/UERN. Os achados desta pesquisa apontam barreiras ainda existentes entre os aspectos teóricos do ensino de gramática e a realidade encontrada na sala de aula, mesmo diante de disciplinas que apontam a importância do caráter discursivo e daquelas que auxiliam na formação do professor.

Biografia do Autor

Rosângela Maria Bessa VIDAL/Mizilene Kelly de Souza BEZERRA

Professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integra o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN), como docente permanente. Doutora em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação da UFRN. Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail: rosangelavidal@uern.br.

Aluna do Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua/UERN. Pau dos Ferros, RN, Brasil, email: kelly_mizilene@hotmail.com.

Seção
Artigos