MÍDIAS IMPRESSAS COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA EM LINGUAGEM: PROCESSO DE LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS

  • Danúbia Barros CORDEIRO/Linduarte Pereira RODRIGUES
Palavras-chave: Pesquisa em linguagem, Gêneros discursivos, Mídia, Letramento

Resumo

O objetivo desse texto é discutir acerca das práticas de pesquisa desenvolvidas mediante mídias impressas, cujas intenções discursivas materializam práticas sóciohistórico-culturais na contemporaneidade. Relatam-se experiências vivenciadas na condição de orientadores de pesquisa de conclusão de curso, a partir de práticas desenvolvidas por professores-pesquisadores na construção do conhecimento e amadurecimento de suas experiências enquanto pesquisadores que atuam com a linguagem como objeto de estudo e de ação profissional, com foco nos gêneros discursivos da mídia impressa, em especial, os publicitários. Tal abordagem foi balizada pelos conceitos de linguagem e de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (1999), além dos conceitos de práticas e processos de letramento defendidos por Kleiman (1995) e Soares (2003).

Biografia do Autor

Danúbia Barros CORDEIRO/Linduarte Pereira RODRIGUES

CORDEIRO: Aluna do doutorado em Linguística pela Pós-Graduação em Linguística – PROLING/UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. E-mail: danúbiarros_@hotmail.com.

RODRIGUES: Professor doutor titular da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Letras. Campina Grande, Paraíba, Brasil. Email: linduarte.rodrigues@bol.com.br.

Seção
Artigos