UMA ANÁLISE DO GÊNERO REPORTAGEM À LUZ DOS CONCEITOS BAKHTINIANOS

  • Terezinha da Conceição COSTA-HUBES/Lauciane Piovesan ZAGO
Palavras-chave: Gênero discursivo, Linguagem, Ensino

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma análise do gênero reportagem a partir dos conceitos da teoria da enunciação.Tomando os gêneros discursivos como objeto de ensino em Língua Portuguesa e orientadas pela concepção sociointeracionista de linguagem, alicerçamos nosso corpus de pesquisa, principalmente, nas obras do linguista russo Mikhail Bakhtin (2003, 2004). Assim, pretendemos, inicialmente, refletir sobre a ordem metodológica para o estudo da língua proposta por Bakhtin, e em seguida, transpor esses conceitos para a análise de um texto do gênero reportagem, configurando, assim, uma possibilidade do ensino de língua por meio de situações e enunciados reais de interação.

Biografia do Autor

Terezinha da Conceição COSTA-HUBES/Lauciane Piovesan ZAGO

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Nível de Mestrado e Doutorado, área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de CascavelParaná. terecostahubes@yahoo.com.br

 

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Nível de Mestrado, área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Cascavel- Paraná. Bolsista CAPES. lhpzlauciane@hotmail.com .

Seção
Artigos