FUNÇÕES COGNITIVO-DISCURSIVAS DAS EXPRESSÕES REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO

  • Geralda de Oliveira Santos LIMA/Caio César Costa SANTOS
Palavras-chave: Texto, Ensino, Referenciação, Expressões referenciais, Funções cognitivo-discursivas

Resumo

Nosso foco, ao longo deste texto, é o de propor algumas discussões acerca da contribuição dos estudos do texto (BENTES; RAMOS; ALVES FILHO, 2010) para o ensino. Para isso, focalizamos estratégias de referenciação (MONDADA; DUBOIS, 2003; KOCH, 2007; CAVALCANTE et al., 2010), em especial, funções cognitivodiscursivas das expressões referenciais, colaborando, assim, para uma reflexão mais apurada sobre a compreensão dos processos de produção, circulação e recepção de textos orais e/ou escritos no domínio da escola. Os exemplos, elencados para análise, foram extraídos das produções de alunos da Educação de Jovens e Adultos de um projeto de extensão (PIBIX/UFS-2010/2011), desenvolvido em 03 escolas públicas do interior do nosso Estado.

Biografia do Autor

Geralda de Oliveira Santos LIMA/Caio César Costa SANTOS

Docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Núcleo de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de São Cristóvão/SE, Brasil. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) <geraldalima.ufs@gmail.com>.

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe

Seção
Artigos