A PONTUAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ESCOLARES EM FASE INICIAL DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA

  • Vera PACHECO/Sueli Barros da CRUZ/Marian OLIVEIRA
Palavras-chave: pontuação, semântica, prosódia

Resumo

Neste trabalho objetivamos avaliar a pontuação na escrita de escolares em fase inicial de aquisição da escrita da língua portuguesa. Diferentes fatores podem orientar a forma de pontuar de um texto, tais como tipo de texto, a organização sintática, a semântica e a prosódia. Nossos resultados mostram que uma pequena porcentagem de alunos dos 2º e 3º anos utiliza-se dos sinais de pontuação nas suas produções textuais. Essa porcentagem tende a aumentar nos demais anos, chegando a 100% no 5º ano. Fatores semânticos e prosódicos são os que mais orientam a pontuação dos sujeitos avaliados.

Biografia do Autor

Vera PACHECO/Sueli Barros da CRUZ/Marian OLIVEIRA

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil. vera.pacheco@gmail.com

Departamento de Educação, UNEB, Guanambi, BA, suelibarros2000@yahoo.com.br

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil. mdossoliveira@gmail.com

Seção
Artigos