GRADAÇÃO E COLUNA DE OPINIÃO: INVESTIGAÇÃO DA CATEGORIA DE FORÇA EM TEXTOS DE ELIANE CANTANHÊDE

  • Daniela Leite RODRIGUES/Sara Regina Scotta CABRAL
Palavras-chave: Gradação, Força, Coluna de opinião

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a escolha dos recursos de gradação – força (MARTIN e WHITE, 2005) em um corpus composto por 33 exemplares da coluna de opinião da jornalista Eliane Cantanhêde, publicados no jornal Folha Online, em 201036. Os resultados evidenciaram que a força isolada se manifesta, predominantemente, por intensificação (62,5% dos casos) e que a maioria de suas realizações recai, preeminentemente, sobre acontecimentos (o que está acontecendo no cenário político atual – os processos) e sobre as propriedades que são atribuídas às entidades participantes desses acontecimentos (as qualidades dos participantes).

Biografia do Autor

Daniela Leite RODRIGUES/Sara Regina Scotta CABRAL

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM) e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP/UFSM). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: danielarodrigs@hotmail.com

Professora adjunta do departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Seção
Artigos