A PRÁTICA DE LEITURA E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

  • Solange dos SANTOS/Leilane Ramos da SILVA
Palavras-chave: Leitura, Livro Didático, Interpretação textual

Resumo

Este estudo discute questões ligadas ao espaço da leitura nos livros didáticos de língua portuguesa, a partir da análise da coleção Português: Ensino Médio, adotada na rede estadual do município de Itabaiana/SE. Como suporte teórico, realçam-se os estudos de Martins (1994), Marcuschi (2008), Paulo Freire (1989), entre outros, que entendem o ato de ler como o resultado do diálogo entre leitor/texto/autor. Busca-se, com esta análise, observar as estratégias e propostas de trabalho com a leitura, diferenciando, segundo a tipologia elaborada por Marcuschi (2008), os tipos de perguntas encontradas nas atividades de interpretação textual.

Biografia do Autor

Solange dos SANTOS/Leilane Ramos da SILVA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: solange_neo@hotmail.com

Doutora em Letras, área de concentração em linguística e língua portuguesa, é professora do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: leilane3108@gmail.com

Seção
Artigos