O DISCURSO CITADO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DAS PROPOSTAS DOS LIVROS DIDÁTICOS ÀS PRODUÇÕES DE TEXTOS DOS ALUNOS

  • Ananias Agostinho da SILVA/Gilton Sampaio de SOUZA
Palavras-chave: Discurso citado, Ensino de Língua Portuguesa, Livro Didático, Produção de Textos

Resumo

O principal objetivo desse estudo é analisar as propostas de trabalho com o discurso citado em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e produções textuais escritas por alunos pertencentes a esse nível de ensino. Interessa-nos verificar, por meio de um estudo comparado, se as propostas de trabalho presentes nos livros didáticos contribuem efetivamente para a apropriação, por parte dos alunos, dos modos convencionais de inserção do discurso do outro na produção de seus textos.

Biografia do Autor

Ananias Agostinho da SILVA/Gilton Sampaio de SOUZA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) da UERN, Campus de Pau dos Ferros, RN, Brasil, e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: ananiasuern@hotmail.com.

 

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UERN. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP e Pós-doutor em Estudos Comparados: Língua Portuguesa e Língua Francesa, pela Université Paris VIII, na França.

Seção
Artigos