A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NA ESCRITA DO TEXTO CIENTÍFICO

  • Rosângela Alves dos Santos BERNARDINO (...)
Palavras-chave: Artigo científico, Estudante de Letras, Não coincidências do dizer, Responsabilidade enunciativa

Resumo

Neste trabalho, analisamos a responsabilidade enunciativa em textos científicos. Elegendo a categoria dos fenômenos de modalização autonímica da proposta teórico metodológica da Análise Textual dos Discursos (ATD) formulada por Adam (2008) e dialogando com os pressupostos de Authier-Revuz (1998; 2004) acerca dessa categoria, analisamos, qualitativamente, artigos científicos produzidos por estudantes de curso de Letras de uma instituição de ensino superior pública. Concluímos que, de tanto reproduzirem outras vozes e de recorrerem aos pontos de vista dos outros, os estudantes de Letras tendem a revelar, na maioria das vezes, uma posição de concordância em relação ao dizer de outrem.

Biografia do Autor

Rosângela Alves dos Santos BERNARDINO (...)

Rosângela Alves dos Santos BERNARDINO
Professora do Departamento de Letras do Campus de Pau dos Ferros/UERN. Mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET. Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail rosangelabernardino@uern.br.

José Cezinaldo Rocha BESSA
Professor do Departamento de Letras do Campus de Pau dos Ferros/UERN. Mestre em Estudos da Linguagem/UFRN. Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa/UNESP/FCLar. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET. Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail cezinaldobessa@uern.br.

Ilderlandio Assis de Andrade NASCIMENTO
Graduando do Curso de Letras, habilitação em língua portuguesa e respectivas literaturas, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET. Pau dos Ferros, Brasil, e-mail: ilderlandionascimento@yahoo.com.br.

Jorge Luis Queiroz CARVALHO
Graduando do Curso de Letras, habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Bolsista PIBIC/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET . Pau dos Ferros, Brasil, e-mail: jorgecarvalho15@gmail.com.

Seção
Artigos