CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E PRÁXIS DOCENTE: ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS

  • Gláucia Maria Bastos MARQUES (...)
Palavras-chave: Língua, Linguagem, Ensino, Sociointeracionismo, Objetivos de ensino

Resumo

O escopo deste artigo é discutir as concepções de linguagem que orientam o agir pedagógico dos professores de disciplinas voltadas para as metodologias de ensino de Língua Portuguesa. Para tal, lançamos mão das concepções de linguagem que norteiam o ensino de língua materna, particularmente, a concepção sociointeracionista da linguagem, do modo como pensada por Bakhtin. Enquanto recorte investigativo, optamos por analisar os objetivos de ensino expressos em Programas de disciplina de Didática da Língua Portuguesa, da UERN, e de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa I, da USP.

Biografia do Autor

Gláucia Maria Bastos MARQUES (...)

Gláucia Maria Bastos MARQUES
Professora do Colégio Militar de Fortaleza (CMF); Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza – Ceará – Brasil. glauciabastosmarques@yahoo.com.br.

Maria Lúcia Pessoa SAMPAIO
Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e membro dos Grupos de Pesquisa GEPPE e GPET, do Campus Avançado Profª Maria Elisa de A. Maia. Pau dos Ferros – RN – Brasil. malupsampaio@hotmail.com.

Seção
Artigos