ENCURTANDO AS DISTÂNCIAS ENTRE TEORIA-PRÁTICA E UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ENSINO DE LÍNGUAS E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Kyria FINARDI (...)
Palavras-chave: Ensino de Línguas, Formação de Professores, Teoria e prática, Universidade e Escola, Extensão Universitária. Cidadania

Resumo

Este trabalho descreve e analisa uma ação para diminuir a distância entre teoria e prática no ensino de línguas: um curso de extensão ministrado por seis professores universitários, que contou com a participação de quarenta profissionais da educação básica, discutindo temas como pensamento crítico, metodologias e interdisciplinaridade, por meio de tópicos como língua, línguas minoritárias, tradução, gêneros do discurso, literatura e tecnologias na educação. O artigo descreve e analisa a experiência, detendo-se em um dos tópicos abordados, Literatura e Educação, concluindo com propostas para superar a distância entre teoria e prática e universidade e escola na formação de professores de línguas.

Biografia do Autor

Kyria FINARDI (...)

Kyria FINARDI
Mestre e doutora em Linguística Aplicada, atua no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e no Programa de Pós Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: kyria.finardi@gmail.com.

Maria Amélia DALVI
Mestre em Estudos Literários e Doutora em Educação, atua no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e no Programa de Pós Graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: mariaameliadalvi@gmail.com

Seção
Artigos