ENSINO FUNDAMENTAL I: A QUESTÃO DOS GÊNEROS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Maria Cristina de Moraes TAFFARELLO
Palavras-chave: Gênero textual, Ensino, Interação, Livro didático

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é apresentar a análise e a reflexão, feitas por alunas-professoras de um módulo de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, das práticas de atividades didáticas de produção oral-escrita de alguns livros/materiais didáticos. Parte-se de alguns debates teóricos, particularmente na perspectiva da Linguística Textual, sobre gênero e tipologia textuais e sua aplicação ao ensino. No final, constata-se que, ainda que algumas propostas de abordagem das tipologias sejam inovadoras, há alguma confusão não só quanto à terminologia, mas também quanto ao tipo de exigência feita aos alunos.

Biografia do Autor

Maria Cristina de Moraes TAFFARELLO

Docente do curso de Graduação e de Pós-graduação do Centro Universitário Padre Anchieta - UNIANCHIETA – Jundiaí, São Paulo. Doutora em Linguística pela UNICAMP. E-mail: cristinataffarello@hotmail.com

Seção
Artigos