INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E APRENDIZAGEM: O VALOR DA INSTRUÇÃO

  • Maria Cristina Micelli FONSECA
Palavras-chave: instrução explícita, aprendizagem de segunda língua, interlíngua, aspecto, semântica

Resumo

Este trabalho visa analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect vs. Past Simple do inglês e do Pretérito Perfecto vs. Pretérito Indefinido do espanhol na interlíngua em fase inicial de brasileiros aprendendo inglês ou espanhol em ambiente formal. Os informantes formaram dois grupos, um de cada língua e receberam instrução explícita sobre o valor semântico-pragmático das perífrases, realizando teste de compreensão em seguida. Os resultados mostram que a instrução explícita não levou a um melhor desempenho. A análise quantitativa mostra que existe uma similaridade grande entre o desempenho do grupo do inglês e o do espanhol apesar de tratar-se da aprendizagem de línguas diferentes.

Biografia do Autor

Maria Cristina Micelli FONSECA

Departamento de Letras Estrangeiras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil, mcrisfon@uol.com.br.

Seção
Artigos