INTERAÇÃO VERBAL EM AULAS DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA

  • Gregório Pereira de VASCONCELOS/Pedro Farias FRANCELINO
Palavras-chave: Interação verbal, Enunciação, Auditório, Educação a Distância, Aula

Resumo

Este trabalho propõe reflexões acerca da interação verbal em aulas do ensino a distância em uma perspectiva enunciativo-discursiva. Baseia-se, principalmente, em pressupostos de Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) e Bakhtin ([1979] 2010), cujas ideias concebem a constituição do sujeito na relação com a alteridade, e em pressupostos de Belloni (2009), entre outros, sobre Educação a Distância. Considerou-se importante o uso de uma linguagem interativa em aulas do ensino a distância tendo em vista que, ao enunciar, o docente precisa levar em conta o contexto da enunciação e a percepção do seu discurso pelo auditório, representado, no caso, pelos alunos da respectiva disciplina.

Biografia do Autor

Gregório Pereira de VASCONCELOS/Pedro Farias FRANCELINO

Gregório Pereira de VASCONCELOS
Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor da UFPB Virtual. Tutor a Distância da UFPB Virtual. Coordenador de Tutoria da UFPB Virtual. Professor da Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil. gregoriopereira@gmail.com

Pedro Farias FRANCELINO
Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2007). Professor Adjunto III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (DLCV/UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil. pedrofrancelino@yahoo.com.br

Seção
Artigos