O DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE AS TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS E AS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE ENSINO

  • Paulo PEREIRA/Ilza RIBEIRO
Palavras-chave: Teorias linguísticas, formalismo(s), funcionalismo(s), abordagens didático-pedagógicas, práticas metodológicas de ensino de línguas

Resumo

Pretende-se relacionar as teorias linguísticas às práticas de ensino de língua. Para tanto, constrói-se breve percurso pelos principais modelos teórico-analíticos de abordagem do objeto de estudo da ciência da linguagem, destacando suas caracterizações salutares. Em seguida, inter-relacionam-se a esses modelos os dois grandes paradigmas das teorias linguísticas contemporâneas: formalismo e funcionalismo. Depois, descrevem-se as três concepções de gramáticas comumente encampadas pelos educadores advindas daqueles dois paradigmas. Conclui-se, então, apontando para a mudança social do papel desses docentes, a partir de uma maior conscientização e diálogo mais amplo entre as teorias linguísticas e as práticas didáticopedagógicas de ensino numa abordagem multipolar

Biografia do Autor

Paulo PEREIRA/Ilza RIBEIRO

Paulo PEREIRA
Doutorando em Língua e Cultura pelo PPGLinC da UFBA, mestre em Letras e Linguística, bacharel e Licenciado em Letras Vernáculas e Bacharel em Jornalismo pela UFBA. 

Ilza RIBEIRO
Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura PPGLinC e do Instituto de Letras da UFBA

Seção
Artigos