UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL DE APRENDIZES SURDOS NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY

  • Maria de Fátima ALMEIDA/Rivaldete Maria Oliveira da SILVA
Palavras-chave: Aluno surdo, Produção textual, Interação verbal.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os pressupostos do interacionismo sóciohistórico de Vygotsky (1991) que possam contribuir para a produção textual de alunos surdos do ensino médio em Língua Portuguesa. Por esta perspectiva teórica, faz-se uma abordagem qualitativa de fonte documental, transcrita de uma redação do PSS- LETRAS - LIBRAS da UFPB, seleção 2010, mostrando a competência do autor em sua prática textual. Esta contribuição pontua procedimentos interativos que auxiliam o desenvolvimento da escrita do surdo por meio das amplas possibilidades de leitura motivadas pelo professor em sala, na sua tarefa de formar alunos capazes de construir textos e perceber a importância da escrita para a vida social.

Biografia do Autor

Maria de Fátima ALMEIDA/Rivaldete Maria Oliveira da SILVA

Maria de Fátima ALMEIDA
ALMEIDA, Maria de Fátima. Professora do Programa de Pós-Graduação em LínguísticaPROLING da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. falmed@uol.com.br

Rivaldete Maria Oliveira da SILVA
SILVA, Rivaldete Maria Oliveira da. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística-PROLING da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. rivaldete.silva@bol.com.br

Seção
Artigos