A PRODUÇÃO ESCRITA NA SALA DE AULA: TRABALHANDO COM TEXTOS ARGUMENTATIVOS

  • Marcos Rogério Martins COSTA/Patrícia Margarida Farias COELHO
Palavras-chave: Textos argumentativos, Dissertação-argumentativa, Ensino, Análise do Discurso, Língua Portuguesa

Resumo

O que este estudo pretende analisar é o ambiente escolar tanto em sua prática pedagógica quanto em sua proposta teórica. Para tanto, focamos nosso interesse no objeto de ensino textos argumentativos, em especial na tipologia textual dissertação-argumentativa. Como instrumental teórico, servimo-nos dos pressupostos da análise do discurso de linha francesa direcionada à esfera da Educação, principalmente De Pietro e Schneuwly (2006) e em alguns dos teóricos da linguagem, como Corrêa (2011) e Platão e Fiorin (1996). Assim, apresentaremos um projeto didático que vise perscrutar, discutir e ensinar os textos argumentos e suas potencialidades no espaço escolar e na sociedade.

Biografia do Autor

Marcos Rogério Martins COSTA/Patrícia Margarida Farias COELHO

Marcos Rogério Martins COSTA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), São Paulo-SP, Brasil. Bolsista CNPq. Contato: marcosrmcosta15@gmail.com.

Patrícia Margarida Farias COELHO
Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil. Bolsista FAPESP.Contato: patriciafariascoelho@gmail.com.

Seção
Artigos