ESTRATÉGIAS INTERATIVAS DOCENTES EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICO-DISCURSIVA

  • Gregório Pereira de VASCONCELOS/Pedro Farias FRANCELINO
Palavras-chave: Dialogismo, Estratégias interativas, Fóruns de discussão, Educação a distância

Resumo

Este artigo analisa estratégias interativas desenvolvidas por docentes em Fóruns de discussão da educação a distância, baseando-se, principalmente, na teoria da enunciação de Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) e Bakhtin ([1979] 2010), e em pressupostos de Belloni (2009) e Moore ([1993] 2002), entre outros, sobre educação a distância. O modo como o professor orienta a participação discente refrata a organização das práticas ideológicas nas inter-relações aluno-aluno promovidas nos Fóruns investigados. As estratégias interativas docentes sugerem a construção dos enunciados discentes pela via das relações dialógicas e valorativas com outros discursos e sujeitos, influenciadas pelas condições enunciativas determinadas pela situação de comunicação social.

Biografia do Autor

Gregório Pereira de VASCONCELOS/Pedro Farias FRANCELINO

Gregório Pereira de VASCONCELOS
Este artigo advém da dissertação de Mestrado desenvolvida pelo autor do presente trabalho. O coautor deste artigo também atuou como orientador da referida dissertação de Mestrado.

Pedro Farias FRANCELINO
Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB. Coordenador de Tutoria da UFPB Virtual. Tutor a Distância da UFPB Virtual. Professor da Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil. gregoriopereira@gmail.com

Seção
Artigos