INS(ES)TABILIDADE E ANCORAGEM CATEGORIAIS: ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM MEMÓRIAS EPISÓDICAS SOBRE LAMPIÃO

  • Caio César Costa SANTOS /Geralda de Oliveira Santos LIMA
Palavras-chave: Ins(es)tabilidade categorial, Encapsulamento anafórico, Memórias episódicas, Lampião

Resumo

Este estudo concentra-se no seguinte questionamento: de que forma e com que funções o encapsulamento anafórico é utilizado no contexto de memórias episódicas sobre Lampião? As noções de estabilidade e instabilidade categoriais serão reveladas a partir das estratégias de uso desse fenômeno referencial, com base em Mondada e Dubois (2003). No interior deste corpus, revelamos, pois, de diversas maneiras, como as informações dispersas do texto acumulam-se em apenas um sintagma nominal e, ainda, demonstramos como este mecanismo de encapsulamento amolda-se contextualmente por meio do poder instável das categorias, assim como do uso criativo de variados referentes.

Biografia do Autor

Caio César Costa SANTOS /Geralda de Oliveira Santos LIMA

Caio César Costa SANTOS 
Mestrando em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, no Programa de PósGraduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil, caio-costa@live.com

Geralda de Oliveira Santos LIMA
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil, geraldalima@gmail.com.

Seção
Artigos