O ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO NA UNIVERSIDADE: O TRABALHO COM A REESCRITA

  • Lidiane de Morais Diógenes BEZERRA/ Maria das Graças Soares RODRIGUES
Palavras-chave: Ensino Superior, Produção de Texto, Reescrita

Resumo

Nesta pesquisa, temos como objetivo investigar como as atividades de produção textual são encaminhadas no ensino superior, bem como as atividades de reescrita. Com base em Antunes (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2009), entre outros, assumimos a posição que vê a escrita como “produção textual”. O corpus desta pesquisa é composto por: anotações de campo e produções de textos dos alunos. Como resultado, afirmamos que as atividades de produção de texto foram encaminhadas a partir de textos-bases, seguidas de reescrita, a partir da qual os alunos conseguiam sugerir uma nova versão para os textos.

Biografia do Autor

Lidiane de Morais Diógenes BEZERRA/ Maria das Graças Soares RODRIGUES

Lidiane de Morais Diógenes BEZERRA
Professora do Departamento de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil. lidianemorais@uern.br. 

Maria das Graças Soares RODRIGUES
Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal. Rio Grande do Norte. Brasil. gracasrodrigues@gmail.com.

Seção
Artigos