O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: O GÊNERO TEXTUAL MITO

  • José Carlos KÖCHE/ Vanilda Salton KÖCHE/ Adiane Fogali MARINELLO
Palavras-chave: Gênero textual, Mito, Leitura e produção textual

Resumo

Este artigo aborda o gênero textual mito, sua definição, características e estrutura, e propõe atividades de leitura e escrita para exploração do gênero junto aos alunos do Ensino Médio e Superior. O trabalho integra a pesquisa-ensino “Leitura, produção textual e prática de análise linguística a partir de gêneros textuais”, desenvolvida na UCS. A pesquisa apresenta um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica. Fundamentam este artigo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) e os autores: Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Coelho (2003), D'Onofrio (2002), Eliade (2006), Krings et al. (1978), Köche (2012), Lalande (1996), Leal (1985), Willis (2007), Simonsen (1987) e Silva (2000).

Biografia do Autor

José Carlos KÖCHE/ Vanilda Salton KÖCHE/ Adiane Fogali MARINELLO

José Carlos KÖCHE
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidad de Salamanca. Professor do Centro de Filosofia e Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: jckoche@ucs.br

Vanilda Salton KÖCHE
Mestre em Estudos de Linguagem pela UFRGS. Professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade de Caxias do Sul – CARVI, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: vskoche@ucs.br

Adiane Fogali MARINELLO
Mestre em Letras e Cultura Regional pela UCS. Professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade de Caxias do Sul – CARVI, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: afmarine@ucs.br

Seção
Artigos