OS GÊNEROS LITERÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR DA LÍNGUA ESPANHOLA

  • Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA/ Valdecy de Oliveira PONTES
Palavras-chave: Gêneros literários, Língua espanhola, Transdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006).

Biografia do Autor

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA/ Valdecy de Oliveira PONTES

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e SOUZA
Mestre em Linguística Aplicada – UFC; Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Valdecy de Oliveira PONTES
Doutor em Linguística – UFC; Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará – UFC; Pesquisador do Grupo SOCIOLIN-CE/UFC. valdecy.pontes@ufc.br

Seção
Artigos