PENSAR E ESCREVER: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA

  • Silvia Augusta de Barros ALBERT/Sueli Cristina MARQUESI
Palavras-chave: Produção Escrita, Processos Cognitivos, Ensino

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da escrita, procurando avançar na compreensão dos processos cognitivos que subjazem à produção escrita a partir da análise de problemas de coesão e coerência apresentados em redação de aluno. As reflexões apresentadas têm como base teórica a Linguística Textual, de orientação sócio-cognitiva e interacional (KOCH, 2003, 2006, 2010); (CAVALCANTE et al., 2010) ; (CAVALCANTE, 2012), os estudos da Pedagogia da Escrita (Plane, 2004, 2006) e os estudos da Cognição (COIRIER; GAONAC’H; PASSERAULT, 1996) e pretendem orientar possíveis intervenções do professor.

Biografia do Autor

Silvia Augusta de Barros ALBERT/Sueli Cristina MARQUESI

Silvia Augusta de Barros ALBERT
Programa de Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil. email: silvia.augusta.albert@gmail.com

Sueli Cristina MARQUESI
Departamento de Português, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil. email: sueli.marquesi@cruzeirodosul.edu.br

Seção
Artigos