ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL HIPERMIDIÁTICA E INTERATIVA: UM ESTUDO DE CASO

  • Anidene de Siqueira CECCHIN/Susana Cristina dos REIS
Palavras-chave: Aprendizagem na língua materna, Gêneros textuais, Produção hipermidiática, Multimodalidade

Resumo

Ler e escrever são habilidades que requerem uma nova proposta educacional para torná-las motivantes no processo de aprendizagem de línguas. Nesse sentido, parece necessário implementar uma pedagogia de ensino de linguagem que considere a construção de conhecimentos integrados, combinando o uso de tecnologias como meio de produção e socialização, bem como a linguagem como uma prática social. Este artigo reporta uma experiência pedagógica de produção de narrativas digitais em Língua Portuguesa e, como resultado sugere a necessidade de uma metodologia de ensino contextualizada que considere a inclusão dos alunos no letramento digital por meio de narrativas digitais.

Biografia do Autor

Anidene de Siqueira CECCHIN/Susana Cristina dos REIS

Anidene de Siqueira CECCHIN
Mestranda PPGTER/UFSM – Santa Maria/RS Brasil, membro do GRPesq - Núcleo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (NUPEAD)- Santa Maria/RS/Brasil - anicecchin@gmail.com

Susana Cristina dos REIS
Professora Adjunto 1, no Curso de Letras/UFSM/NTE; Líder e Pesquisadora do GRPesq - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (NUPEAD)- Santa Maria/RS/Brasil - suzireis@nte.ufsm.br

Seção
Artigos