MODALIDADE EM ILUSTRAÇÕES DE PLANTAS E ANIMAIS: REPRESENTAÇÕES DA REALIDADE EM UM DICIONÁRIO INFANTIL ILUSTRADO

  • Ana Grayce Freitas de SOUSA/ Antônio Luciano PONTES
Palavras-chave: Modalidade, Gramática do design visual, Ilustração, Dicionário infantil

Resumo

Os dicionários infantis, obras essencialmente didáticas, apresentam uma gama de recursos visuais, entre eles, as ilustrações que acompanham o conteúdo verbal. Este artigo tem como objetivo analisar a modalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) das ilustrações de verbetes de plantas e animais do Aurelinho: dicionário infantil ilustrado de língua portuguesa (FERREIRA, 2008). Como base teórica, utilizamos os trabalhos de Pontes (2008; 2009), Krieger (2007) e Kress e van Leeuwen (2006). Em sua grande maioria, as ilustrações analisadas aproximam-se da realidade, organizando os elementos visuais que as compõem para oferecer aos consulentes um fácil reconhecimento dos seres reais representados nas ilustrações.

Biografia do Autor

Ana Grayce Freitas de SOUSA/ Antônio Luciano PONTES

Ana Grayce Freitas de SOUSA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada – PosLA da Universidade Estadual do Ceará – UECE. anagrayce@gmail.com

Antônio Luciano PONTES
Professor titular do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada – PosLA da Universidade Estadual do Ceará- UECE. pontes321@hotmail.com

Seção
Artigos