A METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL EM IMAGENS COMPONENTES DA MICROESTRUTURA DE VERBETES DE UM DICIONÁRIO VISUAL

  • Eduarda Barbosa DUARTE/Antônio Luciano PONTES
Palavras-chave: Multimodalidade, Metafunção composicional, Dicionário visual

Resumo

Integradas à estrutura de dicionários e associadas ao código verbal, as imagens – código semiótico não verbal – podem transmitir diversas mensagens não só por meio do conteúdo nelas representado, mas também por meio do posicionamento que ocupam na página, da saliência em relação a outros elementos, da estruturação etc. Assim, tomando as imagens como recursos multimodais, este artigo tem como objetivo analisar o código imagético que compõe a microestrutura de cinco verbetes referentes ao dicionário visual Merriam-Webster’s Compact Visual Dictionary (2010) a partir das categorias relacionadas à metafunção composicional como proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006).

Biografia do Autor

Eduarda Barbosa DUARTE/Antônio Luciano PONTES

Eduarda Barbosa DUARTE
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: eduardabduarte@gmail.com.

Antônio Luciano PONTES
Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: pontes321@hotmail.com.

Seção
Artigos