A-BOOK COM ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Vera Wannmacher PEREIRA/ Jonas Rodrigues SARAIVA
Palavras-chave: A-book, Compreensão, Processamento, Aprendizagem

Resumo

Neste artigo, são apresentados os processos desenvolvidos e os resultados referentes a trabalho realizado com objetivo de investigar os efeitos de um a-book para a compreensão, o processamento e a aprendizagem de conteúdos linguísticos de alunos de ano final do Ensino Fundamental. Apoiado na Psicolinguística e interfaces, e na associação ciência/tecnologia e pesquisa/ensino/extensão, utiliza, como instrumentos, testes de compreensão e de conteúdos linguísticos e software de captura do processamento da compreensão. Como resultados podem ser apontados: o a-book gerado e implantado na EDIPUCRS, os benefícios para os alunos referentes à compreensão e aprendizagem e às características do seu processamento cognitivo.

Biografia do Autor

Vera Wannmacher PEREIRA/ Jonas Rodrigues SARAIVA

Vera Wannmacher PEREIRA
Departamento de Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; vpereira@pucrs.br.

Jonas Rodrigues SARAIVA
Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; jonasrsaraiva@hotmail.com

Seção
Artigos