ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA ALTERNATIVA DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

  • Marcos Angelus Miranda de ALCANTARA/Erenildo João CARLOS
Palavras-chave: Educação, Discurso, Análise Arqueológica do Discurso

Resumo

Apresentamos a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) como metodologia viável para a pesquisa educacional. A partir de Foucault (2008), trazemos algumas categorias analíticas e procedimentos distintos de algumas estratégias interpretativas, empregadas nas ciências sociais, para investigar objetos pertinentes à linguagem, ao discurso e a suas condições de existência. O propósito da AAD é descrever enunciados. Assinalamos três momentos da análise: mapeamento dos documentos, escavação discursiva e descrição dos enunciados. Entende-se que a AAD permite potencializar a pesquisa sobre o discurso pedagógico, em geral, e o discurso da educação de jovens e adultos, particularmente.

Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de ALCANTARA/Erenildo João CARLOS

Marcos Angelus Miranda de ALCANTARA
Pedagogo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPB/campus I), do Centro de Educação, João Pessoa/PB, Brasil. E-mail: <marcosmirandadealcantara@gmail.com>.

Erenildo João CARLOS
Pedagogo, Doutor em Educação e professor do Departamento de Fundamentação da Educação (UFPB/campus I), do Centro de Educação, João Pessoa/PB, Brasil. E-mail: <erenildojc@hotmail.com>.

Seção
Artigos