ANÁLISE CRÍTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: O GUIA ELEITORAL RECONTEXTUALIZADO

  • Ivandilson COSTA/ Benedito Gomes BEZERRA
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso, Gêneros Textuais, Recontextualização

Resumo

Pretendemos neste trabalho expor questões relacionadas a como gêneros pertencentes a uma ordem não necessariamente mercadológica, passam a incorporar características de gêneros promocionais, mais especialmente os da publicidade. O estudo do fenômeno, caracterizado como uma análise crítica de gêneros (BHATIA, 2001; 2004; 2008), toma por base teórica a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001; 2003; 2006; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; WODAK, 2004), destacadamente os conceitos de comodificação, colonização de ordens de discurso e recontextualização. A par disso, apresentaremos um quadro de como tais estudos vêm se desenvolvendo, culminando com a exposição de prática de pesquisa sobre o tema.

Biografia do Autor

Ivandilson COSTA/ Benedito Gomes BEZERRA

Ivandilson COSTA
Professor assistente do Departamento de Letras da UERN. Doutorando do Programa de PósGraduação em Letras/Linguística da UFPE. Recife, Pernambuco, Brasil. ivandilsoncosta@uern.br.

Benedito Gomes BEZERRA
Professor da UPE e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Doutor em Letras/Linguística pela UFPE. Recife, Pernambuco, Brasil. beneditobezerra@yahoo.com.br

Seção
Artigos