CARACTERÍSTICAS DE QUESTÕES DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL

  • Maria Aparecida Garcia LOPES-ROSSI/ Orlando de PAULA
Palavras-chave: Enunciados de questões, Habilidades de leitura, Leitura, Ensino de Língua Portuguesa, Prova Brasil

Resumo

A elaboração de questões para verificação de habilidades de compreensão leitora é uma necessidade e uma grande dificuldade no ensino de Língua Portuguesa. Esta pesquisa objetiva analisar 91 enunciados de questões de provas elaboradas para Ensino Fundamental, Ensino Médio, vestibulares e Prova Brasil. A análise qualitativa dos enunciados baseou-se nas habilidades de leitura da Matriz de Referência da Prova Brasil. Os resultados mostraram características recorrentes nos enunciados correspondentes a cada descritor. Podem, assim, subsidiar o professor para a elaboração de questões com padrão das avaliações externas e para a explicitação aos alunos das habilidades enfocadas nas questões.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Garcia LOPES-ROSSI/ Orlando de PAULA

Maria Aparecida Garcia LOPES-ROSSI
Docente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) – SP, Brasil. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadora do Projeto Observatório da Educação/UNITAU 2011 – 2014 “Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didáticopedagógicas”, nº 23038010000201076 CAPES/INEP. lopesrossi@uol.com.br

Orlando de PAULA
Docente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) – SP, Brasil. Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Projeto Observatório da Educação/UNITAU 2011 – 2014 “Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didáticopedagógicas”, nº 23038010000201076 CAPES/INEP.orlpa@uol.com.br

Seção
Artigos