O DISCURSO CIENTÍFICO REPRESENTADO NA MÍDIA: CITAÇÃO EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

  • Anelise Scotti SCHERER/Tânia Maria MOREIRA
Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional, Citação, Gênero notícia de PC

Resumo

Este artigo apresenta uma análise piloto de citação em notícias de popularização da ciência (PC). Para tanto, busco mapear, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, os expoentes linguísticos de citação, em um corpus de 30 notícias de PC retiradas das publicações online ABC Science e da Nature News, com vistas a identificar a natureza do conteúdo da oração projetada. Os resultados alinham-se aos achados de Marcuzzo (2011) ao apontarem para a vivificação de vozes de representantes do âmbito científico (o pesquisador e o colega) exclusivamente, vetando a participação de outros setores da sociedade no debate.

Biografia do Autor

Anelise Scotti SCHERER/Tânia Maria MOREIRA

Anelise Scotti SCHERER
Mestra em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM). Aluna do Doutorado em Estudos Linguísticos do PPGL/UFSM (ingresso em 2013), em Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: anesscherer@gmail.com.

Tânia Maria MOREIRA
Doutora em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM). Professora da Faculdade Metropolitana de Marabá e professora substituta do curso de Letras da Universidade Federal do Pará, em Marabá, PA, Brasil. E-mail: taniammoreirabr@gmail.com

Seção
Artigos