REESCRITA E ARGUMENTAÇÃO DO(NO) TEXTO: INTERSECÇÕES

  • Marcilene Gaspar BARROS/ Maria Elias SOARES
Palavras-chave: Reescrita, Seção justificativa, Operadores argumentativos

Resumo

A reescrita permite ao sujeito rever o texto e promover mudanças. Considerando o teor argumentativo característico da seção justificativa, buscamos, neste trabalho, verificar a relação entre as mudanças efetuadas na reescrita e o uso de operadores argumentativos. Para o levantamento das operações realizadas, utilizamos a classificação de Fabre-Cols (2002). Já para a discussão dos operadores argumentativos, recorremos aos pressupostos teóricos de Ducrot (1980, 1983, 1995), Anscombre (1989, 1995) e Koch (2011, 2012). Os resultados revelaram o uso de operadores argumentativos nos textos analisados, ampliando o poder de argumentação, principalmente, com a adição de elementos aos textos reescritos.

Biografia do Autor

Marcilene Gaspar BARROS/ Maria Elias SOARES

Marcilene Gaspar BARROS
Professora da Prefeitura de Fortaleza, Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. marcilenegbarros@yahoo.com.br

Maria Elias SOARES
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Fortaleza, Ceará, Brasil. meliassoares@gmail.com.

Seção
Artigos