A PERSUASÃO NO TEXTO SINCRÉTICO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

  • Lyssandra Maria Costa TORRES/ Ricardo Lopes LEITE
Palavras-chave: Semiótica, Persuasão, Sincretismo, Publicidade

Resumo

Este artigo analisa as estratégias persuasivas em um anúncio, à luz da teoria semiótica de linha francesa, que trata os anúncios publicitários como textos sincréticos, cujo plano de expressão é constituído por mais de uma linguagem. A particularidade destes textos reside, sobretudo, no fato de que os elementos das diferentes linguagens, ao serem articulados, deixam de ser tomados individualmente, produzindo-se, pela totalidade, um efeito enunciativo global. A ideia central é mostrar como a articulação de linguagens cria uma identidade discursiva do enunciador e denuncia o modo de exibição dos conteúdos escolhidos pelo enunciador para manipular e persuadir o enunciatário.

Biografia do Autor

Lyssandra Maria Costa TORRES/ Ricardo Lopes LEITE

Lyssandra Maria Costa TORRES
Aluna do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará- PPGL-UFC (lyssandra.torres@gmail.com)

Ricardo Lopes LEITE
Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará-PPGL- UFC (rleite32@hotmail.com)

Seção
Artigos