CONTRIBUIÇÕES PARA LEITURA DE GÊNEROS MULTIMODAIS NO ENSINO

  • Paulo RAMOS/ Ana Cristina CARMELINO
Palavras-chave: Leitura, Texto, Gênero, Multimodalidade, Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a leitura e construção de sentido de gêneros multimodais, analisados especificamente sob o viés do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Textual de base sociocognitiva e interacional. Inseridos em multissistemas, tais gêneros mesclam em sua constituição elementos linguísticos e não-linguísticos, dados que desafiam os estudos textuais contemporâneos. Partindo dessas considerações e de exemplos variados, pretende-se não apenas mostrar estratégias sociocognitivas e textuais que possibilitam a leitura de gêneros multimodais, mas também propor alguns caminhos para o trabalho de análise dessas produções em sala de aula.

Biografia do Autor

Paulo RAMOS/ Ana Cristina CARMELINO

Paulo RAMOS
Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, São Paulo, Brasil. E-mail: contatopauloramos@gmail.com 

Ana Cristina CARMELINO
Departamento de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. E-mail: anacriscarmelino@gmail.com

Seção
Artigos