LEITURA DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL: A RESPONSIVIDADE NO GÊNERO PROPAGANDA IMPRESSA

  • Anderson Cristiano da SILVA/Miriam Bauab PUZZO
Palavras-chave: Responsividade, Gênero discursivo, Propaganda impressa

Resumo

Este artigo discute a contribuição da responsividade na formação de leitores críticos, bem como o conceito de gêneros pelo viés bakhtiniano. O referencial teóricometodológico dessa investigação tem como aporte os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso. Para efeito de análise, nosso corpus foi composto por uma propaganda impressa turística veiculada na revista TAM nas Nuvens, em que procuramos discorrer sobre a interação verbo-visual e seus efeitos na constituição de sentidos. Como resultado, percebemos que a consciência sobre a responsividade como acabamento enunciativo faz com que possamos ler com mais criticidade o gênero elencado, possibilitando (d)enunciar o imbricamento dos elementos verbo-visuais.

Biografia do Autor

Anderson Cristiano da SILVA/Miriam Bauab PUZZO

Anderson Cristiano da SILVA
Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL/CNPq). Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU). São José dos Campos, São Paulo, Brasil. E-mail: andcs23@ig.com.br

Miriam Bauab PUZZO
Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). Doutora em Letras (USP). Professora do Mestrado em Linguística Aplicada (Departamento de Letras/UNITAU). Taubaté, São Paulo, Brasil. E-mail: puzzo@uol.com.br.

Seção
Artigos