APROPRIAÇÃO DO DISCURSO SOBRE OS CONCEITOS TEÓRICOS NA ESCRITA DE DISSERTAÇÕES: UM PROCESSO DIALÓGICO

  • Elza Maria Silva de Araújo ALVES/ Sulemi Fabiano CAMPOS
Palavras-chave: Dialogismo, Apropriação de conceitos, Escrita

Resumo

O presente artigo analisa marcas linguísticas de apropriação do discurso do outro mobilizado sobre os conceitos de variação e de mudança na escrita de quatro dissertações de mestrado selecionadas do portal domínio público – CAPES e defendidas nos anos de 1979, 1989, 2000 e 2011. Tomamos como base a heterogeneidade enunciativa do dizer, proposta por Authier-Revuz (1998, 2004), no que se refere ao princípio do dialogismo e o conceito de ethos apresentado por Maingueneau (2011). Os resultados apontam que a apropriação do discurso é revelada por meio de vozes que apareceram marcadas ou não marcadas na escrita dos pesquisadores.

Biografia do Autor

Elza Maria Silva de Araújo ALVES/ Sulemi Fabiano CAMPOS

Elza Maria Silva de Araújo ALVES
Mestre em Estudos da Linguagem - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPgEL/UFRN, integrante do Grupo de Estudo do Texto e do Discurso – GETED. Professora da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. elza.alves29@yahoo.com.br

Sulemi Fabiano CAMPOS
Professora Doutora do Departamento de Letras e do PPgEL/UFRN. Líder do GETED e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP/FEUSP.sulemifabiano@yahoo.com.br

Seção
Artigos