NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Roberta CAIADO/ Artur Gomes de MORAIS
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Língua Portuguesa, Livro didático

Resumo

Essa pesquisa teve por objetivo realizar uma análise dos Livros Didáticos de Português (LDP), aprovados pelo PNLD 2005 e 2008, para compreender o fenômeno das novas tecnologias digitais (TDIC) no âmbito escolar. Identificamos oito coleções de LDP que atendiam ao critério mencionado e que passaram a compor o corpus da pesquisa e estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979). Constatamos um predomínio de textos, extraídos de sites da internet, bem como indicações de sites para pesquisa, ao lado de uma presença muito reduzida de e-gêneros. Os dados apontam que a realidade digital apresenta, ainda, baixa representatividade nos LDP.

Biografia do Autor

Roberta CAIADO/ Artur Gomes de MORAIS

Roberta CAIADO
Programa de Pós-graduação - Mestrado em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Recife, Pernambuco, Brasil, r.caiado@globo.com.

Artur Gomes de MORAIS
Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife – PE – Brasil. E-mail: agmorais@uol.com.br

Seção
Artigos