DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA MIDIÁTICA PARA CRIANÇAS E A VISADA DE CAPTAÇÃO

  • Maria Eduarda GIERING
Palavras-chave: Divulgação científica, Discurso, Contrato de comunicação, Informar, Captar

Resumo

Este artigo trata da divulgação científica destinada a crianças na mídia brasileira. Estudam-se características linguístico-discursivas de artigos publicados nas versões digitais das revistas Ciência Hoje das Crianças, Mundo Estranho e do Caderno Folhinha da Folha de S. Paulo. O objetivo é verificar como se apresentam títulos e subtítulos e ocorrências na introdução do corpo do texto que evidenciam a preocupação do produtor em aproximar-se do leitor, a fim de informar ou explicar questões do mundo sob a perspectiva científica. Adotam-se, para análise, a noção de contrato de comunicação midiática e a ideia de restrições discursivas impostas pelo contrato de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2008).

Biografia do Autor

Maria Eduarda GIERING

Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil. eduardajg@gmail.com

Seção
Artigos