INTRODUÇÃO AO ENSINO DE RETÓRICA EM CURSOS TECNOLÓGICOS: METODOLOGIA E RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Ana Lúcia MAGALHÃES
Palavras-chave: Argumentação, Comunicação, Retórica, Tecnologia

Resumo

Por definição, cursos de exatas, em geral, não costumam privilegiar o ensino de Humanas. No entanto, as FATECs, Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, autarquia ligada ao Estado de São Paulo, incluem disciplinas não-tecnológicas: Comunicação e Expressão, por exemplo. A ementa trata, principalmente, de correção gramatical e das diversas formas de comunicação na empresa. A introdução de aulas de Retórica para alunos desses cursos tem suscitado resposta positiva dos alunos: conceitos retóricos como ethos, pathos e logos, e argumentação (convencimento e persuasão) são aprendidos com relativa facilidade e têm sido bem aplicados nas atividades. Há indícios de melhoria na comunicação oral e escrita como resultado da compreensão de técnicas discursivas aplicadas a diversos gêneros.

Biografia do Autor

Ana Lúcia MAGALHÃES

MAGALHÃES, Ana Lúcia. Doutora em Língua Portuguesa. Pesquisadora do Grupo de Estudos Argumentativos e Retóricos, PUC-SP – Brasil, almchle@gmail.com

Seção
Artigos