O GÊNERO TEXTUAL MINICONTO NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

  • José Carlos KÖCHE/ Vanilda Salton KÖCHE/ Adiane Fogali MARINELLO
Palavras-chave: Gênero textual, Miniconto, Leitura e produção textual

Resumo

Este artigo aborda o gênero textual miniconto, sua definição, características e estrutura, e propõe atividades de leitura e escrita para exploração do gênero junto aos alunos do Ensino Médio e Superior. O trabalho integra a pesquisa-ensino Leitura, escrita e práticas de análise linguística a partir de gêneros textuais, desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa apresenta um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica. Fundamentam este artigo os PCN+ (2002), e os autores: Capaverde (2004), Lagmanovich (2009), Rodrigues; Souza; Souza (2013) e Spalding (2008).

Biografia do Autor

José Carlos KÖCHE/ Vanilda Salton KÖCHE/ Adiane Fogali MARINELLO

José Carlos KÖCHE
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidad de Salamanca. Professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: jckoche@ucs.br

Vanilda Salton KÖCHE
Mestre em Estudos de Linguagem pela UFRGS. Professora do Centro de Ciências Sociais e da Educação, Universidade de Caxias do Sul – CARVI, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: vskoche@ucs.br

Adiane Fogali MARINELLO
Mestre em Letras e Cultura Regional pela UCS. Professora do Centro de Ciências Sociais e da Educação, Universidade de Caxias do Sul – CARVI, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: afmarine@ucs.br

Seção
Artigos