O CLÁSSICO REINVENTADO EM MODOS DE DIZER E DE MOSTRAR

  • Flávia Brocchetto RAMOS/Neiva Senaide Petry PANOZZO
Palavras-chave: Narrativa Verbo-visual, Texto Híbrido, Adaptação, Leitura

Resumo

Este artigo trata de questões relativas aos processos de hibridização de linguagem na adaptação de clássico para leitor iniciante. O objeto de estudo é a adaptação do texto dramático ao gênero infantil, com o objetivo de identificar e de caracterizar articulações verbo-visuais e os efeitos discursivos ali manifestos. Os referenciais teóricos utilizados se apoiam nos conceitos de dialogismo da teoria bakhtiniana e de sintaxe da linguagem visual, em Pietroforte. A aplicação de metodologia descritiva e analítica demonstra que o predomínio das intervenções visuais e a relação verbo-visual geram e ampliam efeitos discursivos na organização narrativa.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto RAMOS/Neiva Senaide Petry PANOZZO

Flávia Brocchetto RAMOS
Professora nos PPGEd e PPGL na Universidade de Caxias do Sul. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem e Educação. E-mail: ramos.fb@gmail.com

Neiva Senaide Petry PANOZZO
Professora no PPGEd na Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagem e Educação. E-mail: viena62@gmail.com

Seção
Artigos