O PAPEL DA LINGUAGEM DIGITAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA

  • Maíra Cordeiro dos SANTOS/ Regina Celi Mendes PEREIRA
Palavras-chave: Linguagem Digital, Desenvolvimento, Aprendizagem, Vigotski

Resumo

Atualmente, a linguagem digital compõe um cenário social de interação entre os indivíduos. Nesse contexto, busca-se investigar o papel da linguagem digital no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos nativos digitais, que nascem imersos na conjuntura digital, a partir da perspectiva teórica de Vigotski (2007; 2012). Tomando como norte a zona de desenvolvimento proximal, o artigo discute as possibilidades de inserção das tecnologias digitais na sala de aula. Como resultado, percebe-se que ainda faltam pesquisas mais amplas sobre o assunto, mas que a formação do professor é fundamental para a garantia do processo de ensino-aprendizagem mediado pela linguagem digital.

Biografia do Autor

Maíra Cordeiro dos SANTOS/ Regina Celi Mendes PEREIRA

Maíra Cordeiro dos SANTOS
Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade João Pessoa, Paraíba, Brasil. Membro do Gelit. Endereço eletrônico: mairacordeiro@gmail.com

Regina Celi Mendes PEREIRA
Doutora em Linguística pela UFPE. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade João Pessoa, Paraíba, Brasil. Líder do Gelit. Endereço eletrônico: reginacmps@gmail.com

Seção
Artigos