(N)A PRODUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: UM GESTO DE INTERPRETAÇÃO E AUTORIA

  • Daniela GIORGENON (...)
Palavras-chave: Escrita acadêmica, Autoria

Resumo

Neste artigo, à luz da Análise de Discurso, cujos nomes de referência são Michel Pêcheux (2009), na França, e Eni P. Orlandi (2007), no Brasil, propomo-nos a refletir sobre dois aspectos constitutivos do processo de produção da escrita acadêmica: o gesto de interpretação-autoria (idem, ibidem) do sujeito pesquisador-analista diante de seu objeto de estudo e o movimento pendular (PETRI, 2013) entre teoria e análise na construção do dispositivo teórico-metodológico (ORLANDI, op.cit.).

Biografia do Autor

Daniela GIORGENON (...)

Daniela GIORGENON
Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bolsista CAPES/PDSE – Processo BEX010793/14-3, cursando estágio doutoral na Université Paris XIII. Membro do Laboratório Discursivo E-l@dis. Email: danielagiorgenon@gmail.com.

Lucília Maria Abrahão e SOUSA
Doutora em Psicologia e Livre‐docente em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Docente na mesma Universidade em nível de graduação e pós-graduação. Coordena o Laboratório Discursivo E-l@dis. E-mail: luciliamsr@uol.com.br

Thaís de Araujo da COSTA
Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista CAPES/PDSE – Processo BEX002457/2015-06, cursando estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle-Paris III. Membro do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS). E-mail: araujo_thais@yahoo.com.br.

Vanise Gomes de MEDEIROS
Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Doutora pela Université Sorbonne Nouvelle-Paris III. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS). E-mail: vanisegm@yahoo.com.br

Seção
Artigos