A PRÁTICA DA LEITURA ONLINE NA PERSPECTIVA DE UNIVERSITÁRIOS EM UM CURSO DE LETRAS

  • Jossemar de Matos THEISEN/Adriana FISCHER
Palavras-chave: Leitura Online, Universitários, Novos Estudos dos Letramentos

Resumo

A introdução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade traz alterações nas formas de aprender e ensinar. Nesse contexto, uma pesquisa foi encaminhada com os ingressos em um curso de Letras de uma universidade federal no sul do Brasil, a qual investigou as práticas de leitura online realizadas pelos universitários para as atividades acadêmicas. Os dados foram coletados por narrativas e as teorias que subsidiam as análises são os Novos Estudos dos Letramentos e os Estudos Culturais. Os resultados indicam que os universitários conseguem inserir-se em suas práticas acadêmicas e têm como apoio a prática da leitura online.

Biografia do Autor

Jossemar de Matos THEISEN/Adriana FISCHER

Jossemar de Matos THEISEN
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Professora de português para estrangeiros na ISOW- International Student Organisation Wageningen. Wageningen, Holanda. jossemarm@yahoo.com.br

Adriana FISCHER
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora e pesquisadora no Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras e no Mestrado em Educação da FURB – Blumenau. Brasil. afischerpirotta@gmail.com

Seção
Artigos