PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE LEITURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL REGRAS DE JOGO

  • Laura Dourado LOULA/ Maria Augusta Gonçalves de Macedo REINALDO
Palavras-chave: Gênero textual, Sequência didática, regras de jogo

Resumo

Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais sugiram a articulação entre leitura, análise linguística e produção a partir do gênero textual há quase duas décadas, ainda se mostra pouco expressivo o trabalho nessa perspectiva nas aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, este artigo tem como objetivo a descrição de uma sequência didática elaborada para o estudo do gênero textual regras de jogo, a partir de situações de uso efetivo desse gênero. Embasado na abordagem sociodiscursiva do gênero, no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), espera-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Laura Dourado LOULA/ Maria Augusta Gonçalves de Macedo REINALDO

Laura Dourado LOULA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, douradoloula@gmail.com.

Maria Augusta Gonçalves de Macedo REINALDO
Professora, Doutora da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil, freinaldo@uol.com.br.

Seção
Artigos