DESAFIOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL

  • Mônica Magalhães CAVALCANTE (...)
Palavras-chave: Linguística Textual, Sociocognitivismo, Análise Crítica do Discurso, Heterogeneidades enunciativas, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo apresenta uma visão panorâmica dos principais aspectos tratados nos estudos em Linguística Textual efetivados no Brasil. Parte-se de uma explanação geral na qual se salienta o caráter peculiar que a disciplina assume no País, investindo em dois grandes eixos – a dimensão cognitiva e a dimensão discursiva. Essas duas dimensões são, em seguida, tratadas em suas relações com áreas afins, como o Sociocognitivismo, a Análise do Discurso Crítica e a reflexão sobre heterogeneidades enunciativas. A discussão encerra com alguns apontamentos sobre as contribuições da Linguística Textual para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa praticado no Brasil.

Biografia do Autor

Mônica Magalhães CAVALCANTE (...)

Mônica Magalhães CAVALCANTE
Departamento de Letras Vernáculas, Curso de Letras, UFC, Fortaleza-CE, Brasil, monicamc02@gmail.com.

Mariza Angélica Paiva BRITO
Instituto de Humanidades e Letras, Curso de Letras, UNILAB, Redenção-CE, Brasil, marizabrito02@gmail.com.

Valdinar CUSTÓDIO FILHO
Departamento de Letras Vernáculas, Curso de Letras, UFC, Fortaleza-CE, Brasil, valdinarcustodio@gmail.com.

Valney Veras da SILVA
Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFC, Centro de Humanidades, UFC, FortalezaCE, Brasil, valney@manancial.Org.br. Bolsista CAPES/PNPD

Seção
Artigos