DISCUTINDO AS MARCAS AVALIATIVO-ARGUMENTATIVAS DAS RECATEGORIZAÇÕES

  • Mônica Magalhães CAVALCANTE/Janaica Gomes MATOS
Palavras-chave: Recategorização, Marcas, Avaliação, Argumentação

Resumo

Nosso trabalho se propõe a refletir sobre as marcas avaliativo-argumentativas das recategorizações. Discutimos que não somente as expressões referenciais podem representar tais marcas, pois as expressões anafóricas diretas e indiretas, integradas a expressões não referenciais e a porções textuais, concorrem para a efetivação das recategorizações. Também observamos que traços semânticos de nomes próprios e estrangeirismos, comumente não avaliativos, podem ser importantes para se conferir juízos de valor às reconstruções do referente, em determinados contextos. Assim, apoiamo-nos na noção de recategorização em Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014) e na classificação de Matos (2005) sobre as funções discursivas das recategorizações, dentre as quais destacamos a função avaliativa e a não avaliativa.

Biografia do Autor

Mônica Magalhães CAVALCANTE/Janaica Gomes MATOS

Mônica Magalhães CAVALCANTE
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Profissional em Letras-UFC. Fortaleza, Ceará, Brasil. monicam02@gmail.com

Janaica Gomes MATOS
Professora Assistente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Aluna do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista da CAPES/FAPEPI. janaicagomes@gmail.com

Seção
Artigos