INTERTEXTUALIDADE E TEXTOS MULTIMODAIS: UMA RELAÇÃO ESTREITA

  • Maria da Graça dos Santos FARIA/Mariza Angélica Paiva BRITO
Palavras-chave: Intertextualidade, Textos verbo-visuais, Paródias

Resumo

Este trabalho de pesquisa parte da hipótese de que as citações, referências e alusões terminam sendo estratégias para um propósito maior do locutor de estabelecer paródias. Buscamos demonstrar que algumas charges e cartuns guardam entre si uma relação de parafraseamento. Trabalhamos com alguns exemplos formados por textos verbo-visuais publicados na internet, como charges, tirinhas e cartuns, em que buscamos observar como as relações intertextuais se manifestam nesses textos que se inscrevem na circulação de textos informativos e que recuperam notícias veiculadas na mídia. A análise permitiu constatar, até o momento, que as intertextualidades de copresença explícitas e implícitas, como citação e alusão, são importantes estratégias - isoladas ou simultaneamente - para a construção de paródias e de parafraseamentos.

Biografia do Autor

Maria da Graça dos Santos FARIA/Mariza Angélica Paiva BRITO

Maria da Graça dos Santos FARIA
Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Letras e Pesquisadora do Protexto - Grupo de Pesquisa em Linguística da UFC.

Mariza Angélica Paiva BRITO
Professora da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras e Vice-líder do Protexto - Grupo de Pesquisa em Linguística da UFC.

Seção
Artigos