UMA CARACTERIZAÇÃO DO GÊNERO ENTREVISTA EM SITUAÇÃO DE PESQUISA ACADÊMICA: GRUPO PROFALA

  • Maria Elias SOARES/Klébia Enislaine do Nascimento e SILVA/Ana Keyla Carmo LOPES
Palavras-chave: gênero textual, entrevista, PROFALA

Resumo

Este trabalho objetiva caracterizar o gênero entrevista, realizado com estudantes universitários oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e do Timor-Leste, que compõe o corpus do projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análises e aplicações (PROFALA). Seguimos a concepção de Bakhtin ([1953] 2000) referente ao entendimento de gênero discursivo. Ilustrando com amostras das entrevistas de estudantes universitários de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, nossa análise evidenciou como o gênero entrevista em situação de pesquisa acadêmica se constitui como um evento sociocomunicativo, de sequência composicional dialogal, semelhante a uma conversação espontânea.

Biografia do Autor

Maria Elias SOARES/Klébia Enislaine do Nascimento e SILVA/Ana Keyla Carmo LOPES

Maria Elias SOARES
Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), do Centro de Humanidades, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará, Brasil. melias48@yahoo.com.br.

Klébia Enislaine do Nascimento e SILVA
Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), do Centro de Humanidades, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista CAPES/ PNPD. kleenislaine@yahoo.com.br

Ana Keyla Carmo LOPES
Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), do Centro de Humanidades, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista CAPES/ PNPD. kkeylac2000@yahoo.com.br.

Seção
Artigos